sábado, 25 de maio de 2013



Enfim sentadinha aqui, para escrever com calma as novidades da semana!!
Ufa! Que correria! Liz + casa+ marido+ cachorrinha + trabalho = tempo passando depressa demais!
Postei rapidinho a foto de uma das lousas que meus alunos fizeram para mim, mas contando com um pouquinho mais de detalhes, eles foram a minha motivação para não desistir de trabalhar fora!
Sempre gostei de sair para trabalhar e não me vejo hoje em dia sendo dona de casa. Acho que o trabalho de uma mulher que se dedica à casa é maravilhoso e singular, porém exaustivo e infelizmente pouco valorizado, nada reconhecido nem mesmo por filhos e marido! Pelo menos são todos os casos que vejo por aí, pouco ou nenhum valor dado a esse trabalho que é tão difícil! =(
Mas aí virei mãe! E rotina de mãe, principalmente de bebê é simplesmente uma dedicação ímpar. São 24 de prontidão e entrega! AMO!!!
Chegou o momento de voltar a sair de casa para trabalhar e confesso: chorei! Chorei mesmo! E não foi pouco! Não fossem minhas amigas professoras para me apoiarem, minha coordenadora me deixar respirar e oferecer aquela manhã de conversa ao invés de trabalho, esses "pequenos" grandes gestos que fazem toda a diferença, fato: não fosse isso, teria saido correndo pela mesma porta onde entrei!
Meu coração começou a palpitar já quando ainda dentro do carro, fui estacionando no colégio, como fazia semanalmente há cinco meses atrás...mas com a diferença que agora eu tinha a minha filha fora da barriga!
Bom, mas enfrentei o soco que foi chegar lá e quis entrar já dando aula!!
Cheguei de olhos marejados e rosto vermelho de tanto chorar, e meus alunos lindos já estavam todos me esperando com cartas, presentinhos e lousas como aquela da foto!!
Fiquei emocionada e isso com certeza me impulsionou a seguir adiante na minha opinião antiga de que a gente precisa trabalhar fora de casa também! Para nosso bem e o bem de nossos filhos, no futuro!
Em casa, quando retornei, minha princesa estava felicíssima com minha mãe! Dando gargalhadas, toda cheirosa, de vestidinho, meia calça, laço, brinco, pulseira...uma verdadeira boneca de  loja!
Tão bem cuidada, mais tão bem cuidada que foi impossível continuar com aquela sensação de peso no coração!
Por morar muito perto do meu trabalho, consigo amamentar a Liz normalmente. Ou minha mãe me leva ela ou dá tempo certinho de voltar pra casa, nos meus intervalos e dar o mamá! 
Sabe? Refleti muito sobre tudo isso, dessa minha volta ao trabalho. Um trabalho que diga-se de passagem eu gosto muito e tenho vocação! Cansa muito, desgasta, mas é gratificante!! E é uma carreira que eu escolhi, que eu busquei seguir!! Uma carreira, inclusive da qual a Liz terá um orgulho imenso, se Deus quiser!!
É um trabalho, como comentava com uma amiga, que me permite somente coisas maravilhosas: ficar sempre do lado da minha filha, pois mesmo trabalhando, ela sempre estará na mesma escola que eu, sempre a alguns passos de onde eu estiver!! Me permite também conhecer a vida escolar dela profundamente, sua evolução lá dentro,e todos os processos de desenvolvimento dela!!! Terei o olhar da mãe professora, que inevitavelmente é um olhar diferente e desapegado de julgamentos como o olhar de uma mãe que está de fora!
E além disso tudo, quero muuuuuuito que a Liz entre na escolinha logo!! Com 6/7 meses ela estará lá no berçário, quase do meu ladinho!!! E é a partir dessa ingressão no universo escolar que eu terei em casa uma criança que saberá conviver, saber qual é seu espaço e qual é de seu amigo, respeitar limites, respeitar regras, respeitar o diferente, ser uma pessoa tranquila, paciente, sem ansiedades e medos, que saberá se concentrar, se exercitar de várias maneiras, que aprenderá a ter disciplina, rotina, hora adequada e muita, muita, muuuuuita coisa mesmo que só a escola pode promover!! Essa é a função dela desde sempre!!
E como professora, claro que sou a primeira a levantar a bandeira da escola na vida da criança desde cedo!!!  Só agrega! só constrói! Criança precisa conviver e fazer interações com crianças! Não com adultos!!!
Por isso, estou muito feliz com o retorno ao trabalho!!
Só alegria! Só devo agradecimentos a Deus!!!



Um comentário:

Vanessa_Oliveira disse...

lindo Rê...nada cmo viver p aquilo q amamos fazer. Uma maravilhosa mãe... uma maravilhosa educadora. Te admiro muito. bjos nossos****