segunda-feira, 13 de maio de 2013


As dez coisas que toda mãe de menina precisa saber
Por: Renata




1) O mundo é cor-de-rosa!
Com raras exceções, essa será a cor que sua pequena escolherá em tudo que puder! Estudos feitos pela neurocientista Anya Hurlbert, dizem que essa preferência de cor tem origem nos nossos ancestrais. As mulheres preferem o rosa e afins porque colhiam frutas nos tons avermelhados. Enquanto os homens preferem o azul porque representava um bom dia para a caça. Interessante, né?!

2) Meninas amam elogios!
Que meninas/mulheres amam ser elogiadas, todo mundo sabe! Mas é importante saber que enfatizar as aparências pode tornar sua pequena bebê uma menina insegura e com a auto-estima baixa. Especialistas dizem que o foco do elogio deve ser o seu esforço, sua tomada de decisão, sensibilidade, perseverança, independência, alegria ou qualquer coisa do gênero.

3) As meninas nem sempre precisam “ganhar” o jogo!
Quem nunca ouviu os pais falando: “Deixa ela ganhar, ela é menina!”. Confesso que eu até me aproveitava desse tipo de situação quando era criança. Mas, na maioria das vezes, me sentia inferiorizada porque me achava capaz de ganhar a competição e eu era sempre vista como a “café-com-leite”! Até que, aos poucos, fui ganhando meu espaço com meus três irmãos!

4) Tal mãe, tal filha…
É impressionante como as pequenas nos copiam! Minha filhota está nessa fase e quer fazer tudo o que eu faço! Pega meu pincel de maquiagem e passa no rostinho dela, veste minhas roupas… Tenho percebido que isso está aumentando cada vez mais e estou adorando!

Especialistas afirmam que isso ocorre porque a mãe é a primeira modelo feminina e a relação primária no desenvolvimento da pequena, por isso ela admira e quer imitar essa figura tão importante! Portanto, mamães, cuidado com o que fazem e com o que falam, pois tem sempre uma princesinha a espiando e pronta para lhe copiar!

5) Meninas precisam ser ouvidas!
As pequenas têm uma necessidade maior de falar do que os meninos! E precisam ser ouvidas! O Ph-D Lawrence Cohen, citou uma teoria interessante que diz que, quando não deixamos as meninas falarem, elas não só param de nos ouvir, como também param de refletir e pensar. Mas, se as ouvirmos, elas terão que pensar sobre o que estão dizendo e tendem a a refletir mais.

Aprender a ouvir é uma tarefa difícil: é mais fácil falar do que fazer! Mas, é fundamental manter sempre um diálogo aberto e saudável e, principalmente, escutar as nossas garotinhas! Escutá-las, certamente, fará um bem danado para a sua auto-estima e nos fará conhecer melhor as nossas meninas.

6) Ambiente seguro e amoroso, é disso que elas gostam!
Meninas não gostam de gritos, não gostam de brigas, não gostam de broncas! Meninas são meigas e gostam de harmonia. Alguns estudos mostram que, a maioria das mulheres de sucesso, cresceram numa casa ou ambiente com adultos, seguros e amorosos, onde elas pudessem conversar e expressar suas ideias.

7) As meninas são mais emotivas!
Realmente, eu não conheço nenhum homem que chora mais do que uma mulher! Mulheres choram por tudo (eu pelo menos choro, ahahaha)! Desde comercial de televisão até filme-desastre, TUDO é motivo!

Isso pode ser bom porque ajudará as pequenas a serem mais expressivas. Por outro lado, pode levá-las ao “drama” negativo. O importante nesse quesito é não as reprimir e ajudá-las a ter uma abordagem positiva, mas realista para a vida. Ajudá-las a aprender a raciocinar e usar o bom senso. Ajudá-las a aprender a ter auto-controle, especialmente quando se trata de humor, afinal, nós mulheres, temos variações de humor de um minuto para o outro, né?

8) Elas amam dançar!
… E cantar!!!! Toda menina tem um pouco de bailarina dentro de si!!! É impressionante como as pequenas adoram uma musiquinha!! Meninas parecem ser mais sensíveis ao som do que meninos e parecem reagir mais a esses estímulos!
Lembro que quando criança, me trancava sozinha no quarto e fingia que era bailarina ou cantora! Muitas performances rolavam (hahahaha… que vergonha!!!!) E hoje, muitas vezes vejo minha filha imitando uma bailarina ou dançando  qualquer música que começa… É demais!!!!


9) O instinto maternal existe desde criança!
Parece que as meninas já querem ser mães desde o dia em que nascem! Elas amam dar comidinha, banho, colo e até bronca nas bonecas! Aqui em casa, a minha pequena é quem cuida do irmão gêmeo. Se ele cai, ela prontamente vai ajudá-lo! Se ele leva uma bronca, ela fica com cara de preocupação do lado dele. É ela quem leva a água, o brinquedo, o casaco, o sapato… Tudo para ele! Não é para morrer de orgulho?

10) Elas serão suas amigas, conselheiras e companheiras para o resto da vida!
Como é gostoso ser mãe de menina! Meninas são carinhosas, meigas e nossas defensoras! Para elas, nós somos a referência mais importante! Nós teremos uma amiga e confidente para a vida inteira! Ter uma relação saudável e de confiança com sua filhota significa que vamos participar e nos emocionar com os momentos mais mágicos das nossas vidas novamente! Isto é muito especial e somente nós, mulheres, sabemos como é!

Enfim, meninas são… meninas! E como meninas, precisam ser cuidadas, respeitadas, amadas e acolhidas em um ambiente saudável e seguro para crescerem mulheres confiantes, independentes e melhores!
******************************************************************************
E o tanto que amei esse texto!
A autora é mãe de gêmeos, um casal, como a minha mãe!
Cresci com o Fabinho ao meu lado. Gêmeos que somos, claro que vivemos as mesmas fases e pude confirmar tudo isso que foi escrito e lembrar de outras coisas claramente marcadas e diferenciadas entre ser menina e ser menino!
Sempre fiquei à frente em todas as fases, pelo amadurecimento natural que as meninas têm, sempre aprendi tudo primeiro: a falar, a andar, a nadar, a correr, a não chorar para ir à escola sem minha mãe, sempre fui mais carinhosa, mais amiga da mamãe e SEMPRE tive o lado maternal de proteger meu irmão em tudo!
Até a lancheira dele eu montava, não queria que minha mãe montasse!
Quando veio o Edu, três anos e meio depois, o Fabinho ainda conseguiu fazer diversas interações com ele (por serem meninos) e eu simplesmente virei mamãezinha do Dudu! Não quis saber de brincar com eles...(nesse momento, uma menina sente falta de ter uma irmã!!)
Realmente, meninas são especiais! (Meninos também,claro!)
Mas só quem é mulher sabe como temos algo a mais desde pequenas!! É um brilho próprio que os meninos e homens não têm como nós!
Mais gostoso disso tudo é saber que vou reviver tudo com a minha filha Liz!!
=)












2 comentários:

mamãe disse...

Tos...demorei porque não estava achando seu blog e não estava entrando.
Pura verdade isso tudo. Menina amadurece muito mais rápido e é muito mais companheira quando cresce.
Ser mãe de menino e menina é lindo e gostoso demais, mas claro que toda mulher deve experimentar o gostinho a mais que é ser mãe de uma garotinha a se tornar uma mulher. Se for linda e maravilhosa como você então, um sonho.
Te amo filha linda.
amo minha tostinha ainda mais!

Renata G.F. Scarpino disse...

Demorou não, mami!! Hahahaha...
Não é assim?
Lembrei muito de você ao ver alguns posts dessa mãe de um casal de gêmeos!
Igualzinho como você me conta!
Te amo muito!!
Tostinha também!!!;)