quarta-feira, 19 de setembro de 2012


Salmão assado + salada crocante + Chá verde com limão


*
Esse foi meu almoço de hoje.
Divinamente espetacular. Mas eu acrescentaria ao prato alguns brotos de alfafa e feijão que eu amo e estou in love desde o fim de semana passado, quando eu e meu amor comemos um montão!!
(Eu tenho umas fases in love com certos alimentos, fico comendo a mesma coisa uma semana toda, risos...)

Fiz minha própria receita, que por sinal não tem segredo nenhum, mas cada um coloca seu tempero e faz sua marinada no salmão.
A minha foi assim:
Ontem, antes de sair para jantar com o maridão, peguei um pedaço médio de salmão e com a pele mesmo fiz o seguinte molho: molho de soja light, azeite, limão siciliano, gengibre, uma folha de louro e alecrim. Não coloquei sal porque no molho de soja já tem, apesar de ser light e conter menos, mas mesmo assim, fica ótimo! (Não somos apreciadores do sal aqui em casa!)
Coloquei essa misturinha em um saquinho plástico e mergulhei o salmão dentro. Mexi, remexi e amarrei. Coloquei na geladeira(na parte alta) e deixei para assar hoje! Então a marinada durou uma noite e uma manhã toda!
Segredinho da marinada que aprendi com o Jamie Oliver: no saquinho você não perde nada do molho que vai penetrar o peixe, a carne, etc...
Já em formas, o molho desce e o peixe fica com a superfície de fora, ficando parte marinada, parte não.
Colocar molho até cobrir o peixe deixa a carne encharcada e mole demais...
Bom, aí cheguei em casa para meu almoço de duas horas, retirei o peixe da marinada, enxuguei-o  com papel toalha (isso mesmo! A marinada não vai junto na assadeira porque encharca o alimento e queima-o embaixo)  e já  envolvi o salmão no papel alumínio, colocando no fogo médio por 25 minutos!
Enquanto isso, montei a salada mais simples do mundo: alface, tomate cereja e croutons.
Eu teria acrescido a ela folhas de agrião e os brotos que falei acima. Mas como estava sem, foi assim mesmo e não deixou de ficar uma delícia!
Alface fresquinha, tomatinhos plantados e colhidos pelo meu avô lindo na fazenda e croutons  que a gente mesmo pode fazer. Basta ter pão de forma em casa, cortar algumas fatias em cubos, regá-las de azeite e orégano e colocar no modo crocância no micro-ondas. Pronto! Em 5 minutos, temos croutons deliciosos!
O salmão ficou macio, bem temperado, marcante (por causa do limão e gengibre) e sua pele saiu a dedo...uma delícia sem igual nesse universo!!

Esse prato com chá verde gelado de limão foi a melhor pedida para um almoço em clima quente como esse!!!
=)

3 comentários:

Renata G.F. Scarpino disse...

E agora tem melancia de sobremesa!!
O calor pede!

Juliana Marchioro disse...

Jura que você só almoçou isso???
Ta comendo a cada 3 horas amiga??
O prato deve ter ficado uma delícia, mas só os croutons são carboidratos suficientes pra vc na hora do almoço?
Beijinhos em vocês!

Renata G.F. Scarpino disse...

Hoje foi mais que o suficiente, Jú!!!
Calor e enjoo a mil!!
Se tem uma coisa que nenhuma das minhas amigas passou como eu foi isso, o enjoo a gravidez toda, rs...
Tinha eu que ser a premiada!
O dia que enjoo nem água desce direito.
Foi um progresso ter comido esse pratinho delícia duas vezes hoje!!
Junto com a melancia então...hummmmmm...me fez um bem!!!
Comer de três em três horas é lei né?
TEMOS todos que fazer assim...ainda mais as que têm alguém dentro de si, hahahaha...

Beijão em vcs duas tbm!