segunda-feira, 3 de setembro de 2012


19 semanas de Liz

(foto 3D ampliada de um feto feminino extraída do blog Cantinho da Ó)

Assim está minha menina aqui dentro de mim!
Teoricamente fiz 19 semanas ontem. Isso, t-e-o-r-i-c-a-m-e-n-t-e!! São as contas minhas e do ginecologista, mas nas ultras que faço tenho sempre três dias à frente. Mesmo assim, marco como domingo meu aniversário gestacional. Esses três dias a mais poderão apenas fazer diferença lá na frente, na época do nascimento, podem fazer mas não necessariamemte farão.
Já estou na metade da gravidez e isso me emociona muito, ao mesmo tempo que me assusta!
Estou emocionadíssima, empolgadíssima, felicíssima, íssima em tudo com a Liz aqui dentro de mim. Mesmo antes de saber o sexo (aquela expectativa gostosa) eu me emocionava com cada mudança dentro de mim. Depois que descobri que era(é) uma menina, passei a deslumbrar ainda mais minha condição de mãe. É tudo como me falavam mesmo. Por menos curiosa que sejamos, a partir do minuto que sabemos o sexo do nosso bebê a gente empolga mesmo, só falamos daquele determinado sexo, no meu caso o feminino!! Eu não penso em outra coisa senão em coisas de bebê meninas...AMO a ideia, o fato de ter a minha menina e já nem me vejo mãe de menino mais de tanta empolgação com a Liz!
Mas, a parte do estar "assustada" é no sentido do tempo mesmo. Lembro como se fosse ontem de algumas amigas dizendo que estavam com 19/20 semanas e o tempo passou tão depressa que não se viu mais nada, além do bebê já nascendo! E agora essa é a minha realidade! Eu estou na metade do caminho, só faltam mais 20 (nem isso) semanas! E eu sei que passarão tão rápido que eu tento de tudo para aproveitar ao máximo a minha barriga! Sei que não serei grávida de novo tão cedo(vou esperar uns 3, 4 anos de Liz)  e tenho certeza que vou sentir uma saudade imeeeensa de ser gestante! Sentir o bebê mexer, o corpo mudar, a fome aumentar, o peso subir mesmo sem comer demais, ficar meses sem a menarquinha chata(hahaha), ouvir o coração do baby pelos aparelhos, imaginar o rostinho, comprar as roupinhas, montar o enxoval, ver a barriga saltar a cada semana, o umbigo estufar, os seios crescerem, ter prioridade em tudo, ser tratada como alguém especial, ser vista como alguém iluminada, frágil e forte ao mesmo tempo...
Mas é claro, não vejo a hora de ter a Lilica nos meus braços, ouvir seu primeiro chorinho, nossa comunicação direta no mundo externo!!=)
Só tenho mesmo que agradecer a Deus por tudo estar tão maravilhoso em minha vida!!

Semana 19:
Eu:
 Estou no 5°mês com 3k800gr ganhos! Às vezes me preocupo em ser muito pouco, às vezes acho que é normal, às vezes acho bom. Mas vou tirar a dúvida com meu médico na quinta-feira.  
Muita gente só foi engordar mesmo nos dois últimos meses.
Sinto a Liz mexer desde a 16° semana. No início eram apenas umas tremidas e um sensação "esquisita". Na semana passada, começaram os movimentos mais bruscos, de chutinho, cambalhotas e eu acordo com elas!
Acordo pelo menos três vezes de madrugada para fazer xixi.
Minha barriga já é notada onde vou e deitada, ela já tem uma montanhinha, hahahaha...
Eu ainda enjoo às vezes. O remédio que tomei contra a infecção urinária colaborou para isso também, ele afeta o estômago. E duas amigas que tiveram que tomá-lo na gravidez disseram a mesma coisa. A que não enjoou nos 3 primeiros meses, sentiu azia com a medicação. A que enjoou como eu, sentiu enjoos fortes! Terrível! Passei mal todos esses dias...
Sinto muita azia também, mas tanto ela como o enjoo sempre me acompanharam, então até agora tudo na mesma quanto a isso!
Já estou no estágio de cansar até em subir uma escadinha. Minha respiração fica ofegante à toa, meu coração bate mais rápido...
Os seios estão aumentando devagar. Eu só percebo quando coloco o sutiã, mas eles estão mais pesados e extremamente doloridos. tinham parado de doer com 3 meses, agora voltaram com tudo!
Já vi o colostro sair das duas mamas, mas o médico disse para eu não fazer nada, simplesmente limpar e não apertar. Têm mulheres que veem e têm outras que só verão quando forem mesmo amamentar. Em ambos os casos não é recomendado fazer nada, exceto limpar. Quem deve mexer nele é somente o bebê mesmo, na hora certa!

A Liz:
Dá muitas cambalhotas e tem posição preferida para dormir, como a maioria dos bebês.
A dela é sentada, por isso que minha bexiga vive comprimida!
Dorme cerca de 20 horas e as horas em que fica acordada geralmente é quando eu estou dormindo, hahahaha...por isso acordo com os movimentos!! Muito fofa!!
Todos os sentidos já estão sendo aguçados, inclusive o paladar. Por isso é o momento de comer de tudo nessa fase, para o bebê mais pra frente ter memória gustativa dos alimentos e conseguir comê-los sem "birra". Isso nãos é problema pra mim, que come até jiló! Hahahaha...
Faremos ultra semana que vem, mas nessa semana o bebê está pesando aproximadamente entre 280 a 320 gramas e medindo 16 a 18cm mais ou menos (vamos confirmar na ultra semana que vem, afinal acho que ela estará com medidas menores por ser menina e por ser minha filha, hahahaha).
A Lili já tem ovários e útero formados e dentro de seus ovários, existem cerca de 6 milhões de óvulos, número que decairá já no nascimento para 4 milhões. Ao longo de sua vida, terá mais ou menos 600 mil óvulos, como nós adultas.
Ela começou a produzir o mecônio (que será o cocozinho dos primeiros dias), já produz urina e no geral, todos os seus órgão já trabalham ou estão iniciando um trabalho. Que fofa!!!
Ela brinca com o cordão umbilical o tempo todo e engole líquido amniótico.
Escuta a minha voz e acorda com luz e barulho!
Ela também já pode sentir o carinho do Luiz e reconhecer sua voz conversando comigo...
Seu cabelinho começa a nascer agora- se é que ela terá-
Ela ainda não tenha unhas, por isso a partir das próximas semanas todas as "pecinhas" faltantes se formarão...(falta pouco, ela apenas irá crescer agora).
E assim, vai crescendo a minha princesinha aqui dentro de mim!!
Sinto cada vez mais um pesinho extra que não para de se mexer...coisa mais gostosa do universo!!

Que a outra metade da gestação venha cheia de paz, amor e alegrias como já vem acontecendo e que a Liz finalize seu show aqui dentro da barriga da mamãe na posição certinha para parto normal!!
Já estou sonhando com isso e até mesmo uma doula eu vou querer!!
Mas isso é assunto de um outro post: as doulas!
Vambora, filha!!

=)

5 comentários:

karina disse...

Que lindo Rê.
Você sabe tudo das semanas.
Deve ler isso o tempo todo né? rs...
achei a coisa mais linda a liz ja ter óvulossss....que gracinha não sabia que era assim achei que iam ganhar óvulos lá pelos 12 anos qdo fosse menstruar kkkkkkkkkkkk...
Não me canso de parabeniza-la pela sua boneca...
deve ser um sonho saber que se espera uma MENINAAAAAAAAAAA...
Meu sonho...se eu conseguir uma marido ainda né? rsrsrsrsrrss
Adoro entrar aqui e ler essas coisas.
E o psot dos vestidos aiiii paraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
que sonhoooooooooooooo
É mesmo BRINCAR DE BONECAAAAA

Uma boneca brincando com outra
vcs vão parecer irmãs.
bjossssssssss

mamãe disse...

Filha, essa segunda metade passa rápido demais, é até triste porque acaba de repente. Aproveite mesmo a barriga, mas não se preocupe pois logo vem outra!
O importante é a Liz estar crescendo bem e saudável, pois aqui do lado de fora muito amor a espera.
E não se preocupe com peso, sua genética é como a minha, sem condições de engorda. O peso da mãe não tem relação com a saúde/peso do bebê. Tudo é genética e estrutura física. Você está mais linda do que nunca.
A Liz será a menina mais linda que já se viu.
Te amo e amo minha boneca desesperadamente.
Minha não, nossa rs...
Sei que você não gosta que fale "minha", afinal a boneca é sua mesmo.
Mas é fruto da minha boneca, então é minha tbm rs...
Beijos.

Gabi disse...

Reeeee que linda foto da nenenzinha do ultrassom.
Como mãe de menino que sou não conhecia essa perspectiva feminina rsrsrsrrss que coisa fofaaaaa
super te vejo mãe de menina mesmo...
os meninos ralam perna o tempo todo, são agitados, choram mais, sujam mais, tiram caca de nariz, são mais nervosos, irritados, mau humorados com os adultos e nunca te veria mãe de menino rsrsrs
vc é toda laços e delicadeza vc e a liz serão as flores do jardim do Geninho....
Re fica esperta primero filho vem antes qdo é de PN. O Camilinho veio com 37 semanas então vc tem menos de 20 semanas com ctzaaaaa....
voaaaaaaaaaa....prepare-se.
Bjossssss amo vcsss

Gabi disse...

tb tive colostro com 5 meses eh normal não mexe pq a liz vai aproveitar tudo.....
é td mágico o que acontece com a gente....aproveiteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee muito.
bjossssssss

Vanessa_Oliveira disse...

Passando super rápido neh Rê,
a Liz já toda cheia de personalidade
(rs).
Saudades !!! beijos p vcs ****