quarta-feira, 14 de março de 2012





*
Tenho uma turminha de pequeninos do 1° ano que chega para a minha aula de inglês depois de terem feito educação física, ou seja, se nessa idade (5 anos) eles já são naturalmente falantes e agitados, imaginem depois que eles realizam exercícios físicos como pular, correr, dar cambalhotas e etc...eles chegam pingando suor, fadigados e querendo me contar tudo o que fizeram, hahaha...
São sempre pelo menos dez minutos para acalmá-los e prender a atenção de todos. Geralmente as turmas dos pequenos são de vinte e cinco crianças. Fazer todas ficarem quietinhas, sentadinhas e prestarem atenção no que vou falar é desafio diário!! Hahahaha...
Então encontrei a solução que eu precisava.
Colocava musiquinhas da própria aula de inglês, mas eles acabavam se agitando mais porque cantavam junto com o cd, batiam palmas, dançavam...a única coisa que não faziam era a atividade dada, hehehehe...
Finalmente com os Beatles, eles conseguiram ficar super tranquilos!
Eu coloco desde a faixa 1 do CD e logo eles vão se acalmando, achando interesse na atividade, se concentram e uns inclusive, fazem o som baixinho da canção, acompanhando o ritmo da música mesmo...
A proposta do "beatles for babies" é mesmo para os bebês. Um momento para relaxar as tensões do corpinho, o choro, o soninho da tarde, a amamentação, o banho...eles adoram e ficam super quietinhos (relaxados). O maternal agradece!!=)
Mas foi incrível como funcionou na minha sala, com meus "babies" de cinco anos.
Depois, comentando minha ideia com uma mãe que ficou na janela observando tudo, toda babona (fofa!) ela disse que escuta Beatles desde a gestação e que a filha dela, cresceu escutando a banda. Ela ainda contou um fato super relevante e curioso (para mamães, educadoras, estudiosos desse assunto)...
Uma vez, quando essa minha aluna tinha 3 anos, a mamãe colocou exatamente "Yesterday" e do nada, a menina começou a cantarolar o ritmo da música perfeitamente.
Aí podemos concluir o que estudamos, lemos, ouvimos: hábitos adquiridos desde a gestação ficam realmente gravados no subconsciente do bebê. Bons hábitos então, como a música ouvida ainda na barriga, nos primeiros meses de vida e na extensão do crescimento são auxiliares gigantes no desenvolvimento cognitivo, intelectual e psicológico da criança!
Fiquei tão feliz de acertar a técnica. Não só funcionou como método de manter a ordem e calma na sala de aula, como ativou todo um estímulo positivo que muitos dos meus alunos já traziam consigo: o hábito da boa música!!=)

Um comentário:

Flavia disse...

Ouvi lá da sala 3 rsrsrsrs...muito gostoso o cd mesmo, Re. Quero emprestado pra fazer cópia.
Da muvuca ao silêncio absoluto em 5 minutos...que beleza né?
E os estímulos são sempre positivos.
Adoro.
Bjs até amanhã.