segunda-feira, 5 de março de 2012




"O verdadeiro cristão ama por primeiro.
Não espera que o outro tome a iniciativa. Não exige que o outro retribua o seu amor.
Humanamente se diz "Amo a quem me ama". Isso para o cristão não vale. Ele ama a todos.
Toda e qualquer pessoa é objeto de seu amor com predileção, por isso não tem preferências.
Encontra amor em todos os lugares, porque o leva consigo.
Estimula o amor recíproco, pois toma a iniciativa.
Recomeça e corrige os erros, porque concede o perdão.
É feliz, porque ama sempre."

*
Se tem uma coisa que sigo à risca é tomar a atitude por primeiro. Seja em todos os sentidos, lá estarei eu agindo, fazendo acontecer.
Já tive amigas que supuseram que eu estava falando delas. Ninguém veio falar comigo. Tive que adivinhar, depois de muito bater a cabeça e dar o primeiro passo de conversar. Graças a Deus!! Senão seria o fim de uma amizade bonita sem nem mesmo eu saber o por quê.
Já tive amigas que pisaram na bola, excederam os limites da brincadeira. Não deixei de assumir que não gostei e falei, assim como falo tudo pra todo mundo, no momento da ação. Sou muito firme e transparente. E jamais jogo indiretas, faço suposições, sofro em silêncio. Resolvo tudo graças à minha atitude de dar o primeiro passo.
Já tive( e ainda tenho) que lembrar muitas amigas que somos amigas e fazer encontros (londons), porque se não sou eu, ninguém mais toma a iniciativa de se reunir, de manter a chama acesa. E quando marco esses encontros, principalmente na minha casa, faço questão de caprichar!;) E marco mesmo me faltando tempo, mesmo estando na correria...
Já tive amigas e pessoas, no geral, a quem precisei dar a chance de pedirem desculpas, pois sozinhas elas não teriam coragem de fazê-lo. Não entendo! Pedir desculpas é tão humano, tão lindo, tão merecedor de admiração!
Já precisei assumir uma posição numa roda de pessoas que preferiram ficar em cima do muro.
Já ajudei amigas a se entenderem, quando brigaram ou tiveram um atrito, porque nenhuma delas tomou a iniciativa antes. Nunca me esquivei de ajudar as pessoas, principalmente amigas que sei que se faziam bem. E atritos, todos temos! Erros, todos cometemos.
Vivemos em busca de acertar, de melhorar, de progredir, de evoluir, mas  nos mantemos inertes, parados no nosso mundo de suposições, achismos e falta de posição. Tudo porque em tempos de desconfiança pessoal, o nosso maior medo social é se comprometer, é ter o nome envolvido, mesmo que seja numa situação de paz, de ajuda, de humanização.  
Ninguém quer saber de estender a mão primeiro. Ninguém quer ser o primeiro a falar,o primeiro a agir, o primeiro a perder, o primeiro a compreender e o primeiro a acertar. Percebam isso no ambiente de trabalho de vocês, na família, entre amigos...reparem!
E aí, caimos na vala comum de ser sermos meios cristãos e não cristãos inteiros, que exatamente quando deveriam ser inteiros, deveriam ser os primeiros!!
Fazemos as coisas segundo nossos interesses. Só amo, se ele me amar. Só chamo, se ele chamar. Só ajudo, se ele ajudar, só pergunto se ele der a entender, só resolvo, se ele vier resolver...
Vamos levando a vida conforme o próximo vai levando a dele e com isso, acabamos cada vez mais perdendo a identidade, a moral, a integridade, a confiabilidade, e o espaço no coração daqueles que agem por primeiro.
Meu Deus, por que ainda é tão difícil para tanta gente ser o primeiro??
Ainda que coloquemos a cara à tapa...vale tanto a pena se manifestar antes, cooperar antes, falar na hora, resolver na hora, ser o primeiro a procurar!!!
Sou tão feliz sendo assim!!
Hoje, em uma conversa que tive com a psicóloga do colégio, falamos sobre isso.
Como trabalho num colégio religioso, a fofa da nossa terapeuta me deu essa mensagem linda e cristã, como resposta às minhas inquietações humanas.
Ela disse que sou essa, a doar a vida pelo outro antes..me senti tão bem, tão feliz!!
Sei que esperar dos outros a mesma atitude que a minha, seria puro interesse. 
Por isso devo continuar a tomar a iniciativa em tudo e orar para que cada cristão tome essa consciência de querer ser sempre o primeiro!!
Não há satisfação maior!!
=)

4 comentários:

Flavia disse...

Isso eu assino embaixo e concordo.
Se tem alguém de atitude e iniciativa essa pessoa é vc;
Em oito anos de escola nuna pedi uma sala antes e em 2 meses, vc nao só pediu, como conseguiu e argumentou, fez as outras meninas conseguirem tbm...
E fez marido e mulher fazerem as pazes...
Rê, vc não existe!!!!
Te amoooooooooooo pessoa linda.

Bjssssssss

Vanessa_Oliveira disse...

Se a amizade é verdadeira... e se quer manter p vida inteira.
Nada melhor que lutar por ela.
Façamos todos isso.

beijos Rê ***

Lilian Amorim disse...

Oi amiga!
Que mensagem linda!
Olha é muito difícil mesmo as pessoas se prontificarem e tomarem iniciativas. Eu já fui bem mais disposta, mas por causa das atitudes de algumas pessoas eu fui me fechando. Me cansei de sempre ser a primeira, de sempre ter que correr atras das coisas e quando eu precisei que fizessem por mim, simplesmente ninguém apareceu, ninguém tomou atitude. Sabe quando vc cansa? Eu cansei!!! Não que eu fizesse as coisas por interesse, mas acho que amizade é uma troca e amor é como uma plantinha que se vc não cultiva simplesmente morre. E daí o distanciamento é inevitável.

Num grupo de amigas, sempre fui a que correu atrás de nos reunirmos, sempre abri as portas da minha casa, sempre recebi com carinho e atenção, mas nunca vi disposição de nenhuma em fazer o mesmo. Faz um super tempo que não nos encontramos e pode ter certeza de que quando isso acontecer, foi pq eu agitei alguma coisa!

Acho que estou em falta como cristã...mas em busca de ser melhor sempre!

Te admiro por ser assim tão solícita, disposta, prestativa e por ter um coração tão lindo!

Beijão!!!

mamãe disse...

Que mensagem perfeita.
Filha, seu coração é tão puro, perspicaz, sincero, decidido.
Você traz tanto orgulho a sua família.
Continue sempre firme no seu ideal que só assim você realmente será feliz e completa. Uma cristão inteira.
Mas lembre-se. Se depois de tanto ter feito sua parte, nada adiantar, ninguém mais se manifestar, então procure e cultive quem realmente esteja pronto a seu abraço.
Concordo com a Lilian que as relações são feitas de reciprocidade e verdade.
Não basta que só você tome a primeira atitude.
Naquilo que me contou, sim.
Você fez certíssimo.
Mas agora é hora de olhar para as pessoas que estão mais atrás e deixar essas que rodeiam, rodeiam, rodeiam, mas nada mudam na sua vida ou te nada te agregam de bom.
Te amo demais.
Bjs.