sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012




Hoje experimentei pela 1° vez a deliciosa pequi, frutinha goiana!
A fofa da "Ráki", que tem feito as unhas do meu pé esses dias que me levou, super bem temperadinha e eu simplesmente A M E I. É bem como ela descreveu: oito ou oitenta, ou você adora, ou você detesta. É uma fruta amarga, forte, diferente de tudo o que já havia comido. Mas pra mim, que AMO alimentos cítricos e amargos, não foi nem um pouco difícil me apaixonar por essa pequi linda! Como é linda...
Por fora, uma casca verde e dura. Você abre e encontra três, quatro, às vezes até cinco frutos amarelos dentro (como estes na foto)...aí você os faz refogadinhos, com sal, azeite, cebola e cheirinho verde...hummmmm!!! É indescritível! Só experimentando para entender a delícia que é.
Você come com as mãos (ou com aqueles palitinhos de espetar milho, sabem?) vai roendo porque no meio tem um caroço bem duro e dependendo de onde você morde, tem espinhos! Esses risquinhos marrons são eles. Têm a espessura de um fio de cabelo e se vão para a boca não machucam, mas são difíceis de retirar...é só aprender a morder o lugar certo. E isso a Ráki me ensinou.
Ao terminar (até chegar na parte branquinha), você quebra o caroço no meio e dentro tem uma castanha maravilhosa, que lembra as nozes mesmo.
Brinquei com a Ráki que é um fruto surpresa, pois quanto mais a gente vai abrindo, explorando, comendo, mais sabores, texturas e cores vão surgindo!!
Um fruta tão linda, tão surpreendente e tão gostosa assim só podia mesmo ser obra de Deus!!
O que mais me alegrou nisso tudo não foi apenas experimentar e adorar a pequi em si, mas foi o gesto da Raquel, de preparar com carinho pra mim essas delícias, super tarde da noite, mesmo com o Gabriel pequenininho (o bebê mais lindo do mundo, de 5 meses..quero um daquele!!), me levar, servir num pratinho lindo e depois que eu aprovei, ela se preocupar em pedir para o marido mandar lá de Goiás um saco de pequis para mim!!
Acho que o gesto de consideração, a demonstração de preocupação, o carinho que o outro oferece para gente , é isso que não tem preço. É isso que nos faz sentir queridos, nunca esquecidos ou deixados de lado, amados, especiais, únicos, E é isso também que me faz ter o maior respeito e carinho do mundo pela outra pessoa. Posso um dia não ver mais a Ráki, mas eu nunca mais vou me esquecer dela...

=)

4 comentários:

cyntia disse...

Reeeeeeeeeee!!!!
Como vc eh especial, amiga. As coisas que vc escreve são tão simples e ao mesmo empo tão emocionantes
Que linda!!!!!
E vc é uma dessas pessoas que a gente nunca esquece tbm...faz só 15 anos que te conheço e 5 que não te via e nunca esqueci d evc na vida...
Sua elgria, sua delicadeza, sua simpatia, seu jeito de ser com td mundo sempre educada desde o porteiro ao preseidente da república rsrsrs
E ontem adoreeeeeeeeeeeeeeeiiii te encontrar no pão de açúcar...eu quero o seu carrinho....kkkkkkkkkkkkkkk
Pena eu não ter conseguido ir no tal london de vcs pq eu vi pelo carrinho que deve ter sido top...menina, qdo q eu ia comprar queijo ao pesto e presunto parma???? rsrsrsrsrsrrsrs mto prazer presunto, meu nome é cyntia
kkkkkkkkkkkk
Ai Re na próxima eu vou com tda a certeza
vc é 10 demais!!!!!!
Essa Ráki tem sorte de ter te conquistado...
bjs

Lilian Amorim disse...

A Ráki deve ser uma pessoa especial, mas ela só se portou assim, pq vc sem sombra de dúvida foi muito gentil, educada e carinhosa com ela.
Vc tem este dom de cativar as pessoas.
Com os comentários fofos de suas amigas eu tenho cada vez mais vontade de te conhecer pessoalmente, sabia?

Vc é uma das que nunca mais irei me esquecer :)

Beijinhos

Bruna Trovão disse...

Nossa que lindo!
isso é cativar... e só uma pessoa muito especial pra fazer a gente se sentir especial!
Já que vc é uma menina jóia só atrai gente assim tbm!
são pessoas assim que sempre queremos por perto!
lindo!
bjo

Vanessa_Oliveira disse...

Hummm que delicia de foto hein Rê... tbm adoro Pequi.
agoro essas frutas que testam a nossa língua cmo vc bem descreveu.
E lembre-se Rê ... vc só conquista essas amizades tão lindas, por ser tão carinhosa e sincera.
Tenho orgulho de poder me dizer sua amiga hj.

beijos mil p vc ***