quinta-feira, 15 de dezembro de 2011




Tem mais gente do meu lado 

1º Bimestre
Conteúdos
Habilidades
Avaliação
Unit 5 – The speech
social interactions;
Security in the speech.
  • Iniciar as primeiras noções do discurso em público, da prática oral da língua inglesa.
  • Abordar temas variados;
  • Estimular a leitura para a facilitação da fala e de novos conhecimentos.
  • Promover o discurso em público e a interação social da criança.
  • Motivar a segurança do aluno.
*Capacidade do aluno de interagir com os colegas e o   professor;
*Inovação de idéias, exploração de temas diversos.
*Capacidade da criança em produzir novas informações com base nas variadas leituras.
* saber estender seu leque de assuntos e levá-los a público na sala de aula.
*Atividades orais em sala.
* Roda de leitura
*Corda de histórias.
*Inserção do teatro como meio facilitador do body language e da segurança da criança.





Conceituando uma das unidades do 5° ano sobre "variados temas para o discurso", lembrei da conversa que tive hoje com minha amiga Thais, sobre a mesmice das pessoas em nunca mudar de assunto, tornarem-se repetitivas e cansativas por sempre baterem na mesma tecla.
Tive que vir aqui 2 minutos, fazer esse feedback pela super coincidência. Thá, olha só isso!!=)
Quero tentar ensinar nessa aula, o máximo de inovações ao meus fofuchos.
Lembrá-los que a vida é uma riqueza sem fim de opções, de assuntos, de histórias, de experiências, que nunca podemos nos limitar a uma única visão, a uma única conversa, se apegar a detalhes ou à nossa própria vida apenas.
Existem mais pessoas, mais histórias, mais vidas acontecendo, mais assunto a ser conversado, mais ideias, mais alegrias, mais contextos do que só os nossos.
A gente acaba esquecendo do próximo e nos limitando muito quando não enxergamos mais nada à frente, a não ser nossa própria vida, com as mesmas histórias e preocupações de sempre.
Acho que será uma aula para diversificar temas e reflexões e falar até do egoísmo ao qual nos prendemos quando não viramos o disco. E lembrar do tempo que perdemos com essa maçante maneira de se relacionar, não procurando melhorar, mudar de vida, estender a mão, correr atrás do sonho, buscar novas ideias, novos conhecimentos, novas percepções, etc...
Isso me fez lembrar do texto que trabalhei numa sala de aula com pequenos de 6 anos, que eu mesma escrevi, em vocabulário infantil, claro, sobre o egoísmo, de não pensar no amiguinho, na mamãe, no papai, vovô, etc.
"Tem mais gente do meu lado". Esse é o título do texto.
Assim que sobrar tempo, coloco aqui para dividir com todos vocês!!
Que Deus me ajude a dar uma aula consistente quando chegar esse conteúdo! Não vejo a hora!
Lá vou eu continuar esse planejamento delicioso de fazer!!
=)

2 comentários:

Thais disse...

PERFEITOOOo

sabe que eu fiquei pensando nisso o hj o dia todo tbm...
temos que ensinar isso desde crianças... que há mais do que aquilo que estamos focados agora.
Tento passar isso para as kids aqui, mas é bem difícil, pq elas não me respeitam a ponto de ouvirem... afinal a cultura norte americana é egoista por si própria.
Para ter uma noção, a semana passada eu estava muito doente, se nem a host ligou pra isso, pro fato da pessoa que cuida das crianças dela estar assim, como poderia exigir que as kids ligassem?!

Acho que vc fará um trabalho PERFEITO nessa aula amiga, de forma que pelo menos o conceito disso seja implantado na cabecinha delas, o resto to trabalho tem que ser dos pais.

Aprender isso de criança é a melhor maneira de nao tornar-se um adulto egoísta ou que não sabe entender que o mundo não gira apenas sobre um assunto, ou sobre eles.

Parabens por ser a pessoa linda que amiga!!
e Parabens para tia Sandra,que soube criar os filhos muitoooo bem!
Te amooo

bjoss

Fernanda Paschoal disse...

Linda!!!
Quem te escreve é a Fernanda, mãe da Sofia e da Valentina, você se lembra?
Ambas no Sta úRsula.
Já estou sabendo da novidade que você voltara para lá em 2012 e estou radiante!!! As meninas vão adorar quando souberem e a Sofia vai pegar essa aula então!!!!!!!!!!
Que delícia tia Rê.
Você vai além de conteúdo específico da matéria. Faz uma proposta didática mesmo, por isso é tão querida pelos seus coordenadores, alunos e pais de alunos.
Estou muito feliz com a sua volta ao colégio.
Feliz porque desse sonho, muitos outros virão, tenho certeza.
A tia mais nova e mais legal da galerinha;;;;
Beijos querida.
Suce$$o e tudo de bom.