segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011


Pedagogia com amor



Lendo o blog de uma amiga, onde ela falava de um livro sobre a infância do Michael Jackson, me lembrei de contar um pouquinho para vocês como tem sido a Faculdade de Pedagogia.
Gente, estou amando!!
Tudo o que estudamos é voltado para o olhar da criança, desde seus primeiros estágios da cognição.
Claro que como todo começo de faculdade, existem as matérias básicas de sociologia, filosofia, mas mesmo estas ( que costumam ser muito cansativas) são focadas na Educação e por isso acabam se tornando super tranquilas e prazerosas, pra quem gosta de ensinar.
Todo mundo sabe o quanto amo o universo infantil e o quanto me interesso por ele. Antes mesmo de entrar na faculdade, estava lendo este livro, que é breve, mas muito interessante para quem quer compreender atitudes dessa faixa etária, 0 a 4 aninhos.
Amigas que estão grávidas ou se preparando para isso ou até mesmo amigas professoras de Educação Infantil, vale a pena ler esse guia.
Agora, namorei outro livro no sábado, que se chama " A criança até os cinco anos", bem mais abrangente e vai explicando reações, universo, comportamento mês a mês.
Por exemplo.

"Aos 15 meses, a criança aumenta seu vocabulário de três ou quatro palavras inteiras, ao aprender a andar, cria a própria independência, tornando o risco de acidentes maiores como: cair, subir, descer, cortar-se, etc..."

Mas é infinitamente mais detalhado no livro. Fiquei apaixonada e será minha próxima compra literária.
Estou fascinada por Psicologia Infantil, pensando seriamente em seguir essa área clínica, que é lindamente mágica, como são as crianças!!

Se interessante for para algumas pessoas, postarei alguns estudos, dicas de leitura e filmes que vou estudando na Faculdade. Tenho certeza que será de grande valia para quem gosta, trabalha com criança ou para quem é mãe!!


" Só as crianças e os bons velhinhos conhecem a volúpia de viver dia-a-dia, hora a hora e suas esperanças são breves..."
Mário Quintana.

3 comentários:

Renata G.F. Scarpino disse...

A pedagoga é a Vânia de Almeida Salek.
As cantigas no livro são cariocas, mas muitas são conhecidas por nós!!
Um dengo!!!=)

Bruno Comotti disse...

Olá Renata!
Bacana seus posts!
Passarei mais vezes por aqui!
:)

http://brunocomotti.blogspot.com/

Ana Paula mãe da Sophia disse...

Oi Renata adoramos sua visitinha na nossa casinha, parabéns pelo blog.