segunda-feira, 8 de novembro de 2010

"Marmelada de banana,
Bananada de goiaba
Goiabada de marmelo..."



Cresci lendo Monteiro Lobato e me lembro de ter tido uma infância muito pura e feliz. Eu me identificava com aquele contexto de vovó que fazia quitutes deliciosos, tia boazinha, crianças brincando, peripécias no sítio, imaginação, fantasia!! Que encanto!! Meu pai me trazia um livro por mês, já que em casa a leitora oficial sempre fui eu!=) Amava tanto, ficava tão envolvida e maravilhada que meu sonho era mergulhar naquele mundo tão mágico.

E agora vem essa manifestação contrária do CNE (Conselho Nacional de Educação) à obra "Caçadas de Pedrinho", alegando haver preconceito racial no texto. E desse suposto conteúdo discriminatório, sugere-se até o tema "bullying",tão discutido hoje em dia.

Como professora, vejo a discriminação e o bullying como sendo um dos maiores problemas que as escolas enfrentam e ainda não têm estrutura e apoio necessários para tratar do assunto, com a devida atenção que ele requer. São questões seríssimas, envolvem crianças e adolescentes que podem carregar traumas irreversíveis pela vida inteira.
Mas associar esta problemática à obra de Monteiro foi audácia demais!! Injustiça!!
Justo Lobato, que representava o negro na luta contra o rebaixamento após a abolição da escravatura. Ele, defensor dos negros, jamais discriminaria a própria raça que defendia...
Muito pelo contrário. Essa interpretação distorcida que fazem e definem como preconceito, era exatamente o protesto contra esse mal. A linguagem, toda simplória e caricata de falar são tanto para a acessibilidade de leitura e aceitação do principal público de Monteiro (as crianças), como para marcar sua estilística literária ( literatura infanto-juvenil) e ainda para DENUNCIAR o racismo!! Denunciar, jamais praticar.

Por isso, gostei tanto da reportagem da Lya Luft (que eu amo), sobre esse assunto, na Revista Veja desse mês.
Para quem se interessar por educação e pelo tema, vale a pena ler a opinião dela (que é a mesma que a minha). É só clicar no título abaixo:



2 comentários:

disse...

Oieeee
estou "re" visitando seu blog...rs

e "re" adorando!

beijos

Rodrigo disse...

Rê, viu que o Casseta & Planeta falou disso, ontem?