terça-feira, 19 de janeiro de 2010

E eles ainda nas aulinhas de inglês ...

Toda vez que eu escutava "Eduardo e Mônica" do Legião Urbana, não entendia a leveza que o compositor quis dar naquela parte: " ...ela fazia Medicina e falava alemão e ele ainda nas aulinhas de inglês...".
Tinha os meus 14 anos e pensava: "Por que ele é "pior" só porque ainda faz inglês?" Hahahaha ...
Entendia a expressão como ofensiva, não como uma ideia bonita e pura.
Hoje eu vejo, dando aula, que a leveza de uma "aulinha de inglês" está na FASE PESSOAL.
Quando se faz inglês aos 13, 14, 15, 16 anos , a gente ainda não tem problema. A gente ainda pode ir pra "aulinha de inglês" ver nossos amigos, falar com nossa professora sobre qualquer assunto, pode rir, brincar, se expressar, não se preocupar com tempo nem dinheiro.
A gente é livre, pensa alto,tem responsabilidade apenas de obedecer pai e mãe e ir bem na escola. Preocupação mesmo, com P maiúsculo é a recuperação que a gente pode pegar no fim do ano. Deus me livre perder algum dia das minhas férias!
A leveza de "ainda" estar nas aulinhas de inglês, está nos detalhes da idade, do universo que ainda não é de adulto, mas já deixou de ser criança! É puro encanto!
Mas só fui entender isso dando aula, mudando o papel de aluna para professora. Sou 7,8,9, 10, 11 anos mais velha que meus alunos e agora eu entendo a euforia deles nas aulas. Entendo a importância que dão para aquelas duas horas que ficamos juntos na semana, como eles tornam esse dia, o dia mais importante da semana deles! Entendo que ali, naquele espaço, eles se sentem livres de cobranças, e isentos de qualquer timidez ou medo de falar.
Sentem-se adultos perto de mim, diferente de como se sentem perto de seus pais: pirralhos.
Depois da aula, o Hélio, um aluno meu, tocou violão na sala de aula.
Aos poucos, foram todos se soltando, cantando junto, batendo palma, sentindo a emoção do momento (adolescente é muito sensível, não é? Lindos!)...
E durante a música que mais emocionou a galerinha, comecei a fazer essa reflexão da fase teen.
Provavelmente daqui uns dez anos, eles também vão sentir a saudade que senti hoje, das deliciosas "aulinhas de inglês"...


6 comentários:

Dayane disse...

que lindo essa postagem.
fikei emocionada
eu vejo como seus alunos te adoram Re
as aulinhas de ingles são especiais pra eles
bjs

GIULLIANO disse...

E COM 30 E POUCOS ANOS? AINDA SE FAZ AULINHAS DE INGLÊS? HAHAHA
TO PRECISANDO TAMBÉM, PROFESSORA.
ÓTIMO POST.
BEIJOS.

carolina bruna disse...

que postagem linda!
vc tem toda a razão! é uma fase muito gostosa, sem preocupações

Náthaly disse...

Adorei! =) ... Sinto saudade das minhas aulinhas de inglês...

janainapaulap disse...

que lindo amiga
amuuuu esse blo e amoo+++ vc

Anônimo disse...

In fact, he want to say that german is better than english, isn't? Ja, logisch!